terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Ler é viajar pela imaginação...."

O MUNDO TEM O TAMANHO DA LINGUAGEM DE CADA UM"
(Ludwing Wittgenstein)

Estes dois dias , 29/10/ e 30/10/07 participei do Encontro Regional do do Proler: Leitura e Biblioteca: do cotidiano às políticas públicas, novas linguagens, novos olhares " que ocorre anualmente aqui em Uberlândia. Tivemos a oportunidade de ouvir uma palestra , por sinal "gostosa" de se ouvir , muito interessante e instigante com o Escritor Wagner Costa que falou sobre o tema : "A biblioteca da escola e a formação do leitor" : onde perpassamos por várias literaturas; falamos sobre a resistência da nova geração quanto a fazer leituras (na verdade, eles só desejam fazer somente a leitura eletrônicas , de forma diferenciada e superficial); nos foi dito sobre a literatura de cordel e como instigar com criatividade e mesmo "paixão": o desejo das pessoas pela leitura. Também riquíssima e muito interessante, especialmente por eu ser historiadora, a palestra da Drª Kênia Maria de Almeida Pereira : "A poesia nossa de cada dia: múltiplos olhares sobre a leitura e a literatura, onde fez uma linha cronológica lendo poemas e comentando-os desde o Barroco , passando pelo romantismo e chegando até a pós-modernidade.. Sugeriu livros interessantes que estarei colocando no Blog caso queiram consultar.
Concomitantemente , haviam oficinas de leitura dentre as quais participei : Navegando nos Mares da leitura Digital pela mestranda : Cláudia Augusta Goulart; onde abordamos, temas polêmicos quanto ao novo tipo de leitor, leitura de imagens, novas tecnologias que estão surgindo como os videos livro Digitais , discutimos a questão dos direitos autorais na internet; lemos alguns textos sendo um dos textos de Mário Prata entitulado "Amor só de letras", disponível no site www.marioprataonline.com.br,onde ele afirma : "Jamais em tempo algum, o brasileiro escreveu tanto. E se comunicou tanto. E leu tanto. E amou tanto". Claro, isso a nível da nova literatura que surge com a era tecnológica.
Assim momentos de reflexão sobre o livro, seja ele escrito, impresso ou eletrônico ,nos faz ver novas perspectivas e as mudanças ocorridas através do tempo.


Livros e filmes sugeridos:
O Cru e o Cozido -Claude Levi-Strauss
A Idade do Fogo (filme)
Faz a discussão da influência do fogo na civilização e evolução do Homem.

O banquete de Platão -
Que nos direciona a entender melhor o que é amor, paixão...

E livros sobre a mitologia Grega em geral.
Abraços mil!!!!!


Por:Mara Rúbia (marab_arulla) em 30/10/07

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Resumo do Artigo da Revista Pedagógica nº 38 Ano X maio/Julho 2006

Resumo : Marab_arulla - 29/10/2007

O artigo da Revista Pedagógica Pátio nº 38-Ano X maio/julho 2006, intitulado: Além da inteligência Convencional escrita por Robert J. Sternberg,aborda o tema inteligência quanto a suas perspectivas. Para ele pais e professores podem auxiliar as crianças a desenvolverem a inteligência, pois a mesma é um exercício
Segundo Sternberg, a idéia de inteligência que vemos geralmente nas escolas não é a mesma da vida real. Muitas pessoas, segundo ele, têm bons resultados e saem-se bem na escola, na vida real não e vice-versa.
Sternberg nos dá seu depoimento como aluno e como diretor de uma importante universidade dos Estados Unidos. Como aluno ele conta que se em um dado momento uma professora não o tivesse despertado a inteligência e acreditado em seu potencial talvez na atualidade não fosse um bem sucedido profissional em sua vida. Como diretor, relata que uma de suas funções é arrecadar dinheiro de pessoas bem sucedidas e muito ricas. Essas pessoas em sua maioria relatam a ele que não se destacaram na escola quando crianças e adolescentes, e que, as pessoas em geral não esperavam sequer que entrassem em uma faculdade.
Segundo o autor a inteligência não significa decorar ou memorizar uma quantidade de informações às vezes irrelevantes como também que a inteligência envolve três habilidades: crítica, para conceber as novas idéias; analítica, para analisar se as idéias são boas ou não e a prática, para colocá-las em ação e mesmo persuadir as outras pessoas quanto ao valor de seu potencial.
Mas a idéia principal que o texto quer nos passar, é que, a inteligência é algo que se constrói juntamente com a criança e que cabe aos professores e a escola estimulá-las através de experiências apensarem: criticamente, analiticamente e praticamente.
Para o autor, o papel da escola é trabalhar e desenvolver ao máximo as competências das crianças direcionando-as a explorar, imaginar, inventar, descobrir e ao mesmo tempo perceber que existe o certo e o errado. Segundo ele, os maus governantes e outras organizações aproveitam da falta do hábito de pensar criticamente das pessoas em geral que aceitam o que eles impõem.
É através do exercício, afirma ele, de ações contínuas junto a criança em seu desenvolvimento das inteligências que haverá certamente a aplicabilidade das experiências de vida junto a resolução dos problemas.
Assim, para atingir tais objetivos ele sugere necessários: incentivar que as crianças corram risco com sensatez; incentivar a superação de obstáculos, pensar criticamente sobre o que ouvem ou lêem e não apenas aceitar; perguntar e perguntar se suas idéias são práticas; estimular o senso de humor das crianças; auxiliar a criança a entender que o conhecimento pode atrapalhar ou ajudar a criatividade; ensinar as crianças que pessoas inteligentes podem fazer tolices; ensinar o quanto é importante saber o que elas não sabem, pois ninguém sabe tudo e ensinar as crianças que valores são tão importantes quanto conhecimentos.
Finalizando o artigo, o autor diz que a inteligência não é algo fixo e flexível e se quisermos crianças inteligentes nos educadores devemos fazer o que é preciso fazer e acreditar no que faz.

domingo, 28 de outubro de 2007


Exibir mapa ampliado

Resumo do Livro: Em Busca de Sentido


Em busca de sentido
Autor: Viktor Frankl

Por: Mara Rúbia (Marab_Arulla) e Gilberto
28/10/2007

Viktor Frankl, psiquiatra e neurologista do século XX dedicado especialmente aos males da depressão e suicídio de jovens, foi também um filósofo extremamente inteligente e sensível às grandes enfermidades de nosso tempo: as crises existenciais provocadas pela falta de valores e de sentido da vida.
Frankl comprovou mediante a prática médica que a raiz de grande parte da angústia que afetam o homem atual tem sua raiz no aspecto psicológico e no filosófico. Os resultados de suas investigações demostram que a maioria dos pacientes que chegavam a seu consultório alegavam uma mesma preocupação: o sentido de sua existência. Isso causava muitas enfermidades psicossomáticas. Estes depoimentos o permitiram advertir para a necessidade de aplicar a filosofia como um método de cura científica.
Em busca de sentido, é uma obra que comove pelas observações e vivência pessoal onde Frankl se viu como seu próprio objeto de estudo psicológico e científico, aplicando a sua pessoa o princípio da logoterapia, um procedimento terapêutico cuja finalidade consiste em ajudar o homem a recuperar o sentido de sua vida e suportar as difíceis provas de sua existência.
Esta obra é o testemunho de vida de uma vítima do holocausto, de que se pode aprender muito a respeito da liberdade humana e transcender as mais terríveis dificuldades. Durante seu cativeiro, Frankl pode comprovar que os prisioneiros não viam nenhum sentido em sua vida devido a perda da fé no futuro. Estes eram os que estavam verdadeiramente condenados ao aniquilamento físico e mental e que renunciando a liberdade, se entregam a seu destino abandonando a luta pela sobrevivência. “Do homem se pode tirar tudo, exceto a ultima das liberdades humanas, a eleição de atitudes pessoais entre um conjunto de circunstâncias para decidir seu próprio caminho”.
Frankl embasa-se em seu próprio âmbito cientifico e recorre a resgatar os aspectos mais positivos do existencialismo. Sua filosofia sustenta que por mais que haja qualquer tipo de condicionamento e diferenças físicas, psicológicas e sociais que caracterizam as pessoas, existe uma fundamental dimensão comum entre todos os seres humanos: sua dimensão espiritual; a qual tende por natureza a buscar sempre, fora de si, um motivo ou razão para sua existência. Quando o homem não consegue descobrir o sentido de sua vida, sustenta Frankl, desencadeia-se uma crise em sua dimensão espiritual, que se manifesta com o vazio, angústia, frustração e abandono. É graças à liberdade é que o homem tem a possibilidade e a capacidade de auto-transcender-se, de sair de si mesmo para enfrentar-se tanto em seu mundo exterior como eu seu mundo interior e encontrar uma meta para sobreviver, uma causa, uma tarefa ou uma pessoa que dê a sua vida um por que, para que e o para quem viver. Mais que uma novela, Em Busca de Sentido é um estimulo que ajuda o homem a recuperar o equilíbrio interior e redirecionar sua visão com relação as suas realizações com um ser mais humano e espiritual.
A vida só tem sentido se vivida com a certeza de que nada e ninguém podem obrigar o homem a perder sua dignidade nem despojá-lo de sua liberdade e sua convicção de que somente assumindo as responsabilidades acerca de si mesmo, pode construir uma vida firme, significativa e coerente.