domingo, 28 de junho de 2009

O FIM DO MUNDO (Visão de uma Taróloga...)



Esta foi uma entrevista feita por um jornalista via email para possível publicação em Jornal da minha Região.(Não chegou a ser publicada segundo o jornalista em questão pois, havia expirado o tempo para publicar a matéria)



Tema: Fim do Mundo

Sinopse: Dizem que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012, ou seja, que um grande acontecimento transformará o mundo. A teoria vem de uma crença maia, mas também foi encampada por astecas e reforçada por previsões de Nostradamus e no livro chinês I Ching.




1 – O que você acha destas previsões, acredita?

Eu pessoalmente acredito que nosso planeta, não acabe e sim passará por transformações como conseqüências reais de ações desequilibradas do homem em relação á natureza consequentemente em relação ao Cosmos, em nome do poder e ambição, além de acreditar também nas pesquisas e descobertas científicas e astronômicas e na evolução do Cosmos e suas transformações..Segundo Willhiam Seikespere:”Existem mais coisas entre o céu e a terra do que a minha vã filosofia”
Os fenômenos são previsíveis pela lógica....(Nem Aristóteles decifrou o que seja a Lógica.... ), mais datas de previsões são difíceis de calcular com precisão isso é fato.


2 – Dentro destes presságios existe alguma verdade na análise do tarô?

O taro é uma forma de auto-conhecimento,é a jornada para um crescimento interior, é uma filosofia de vida ,também cíclica e evolutiva. É um canal que nos permite analisar e refletir sobre passado,presente futuro , orientações sobre caminhos a seguir através da bagagem simbólica, cores, imagens,numerologia, que nos desperta o inconsciente.São auto-descobertas.
Tem um inicio com a jornada do Arcano Louco e uma finalização com o Arcano Mundo que seria a último arcano dos 22 Arcanos Maiores, mas que se reinicia em um novo ciclo no Arcano Louco novamente. Não há morte ou fim propriamente dito, pois o Arcano Morte representa uma transmutação ou transformação e o Arcano Mundo é a representação do encerramento ,fechamento cíclico ou de um processo, mais não como um fim propriamente dito e sim uma retomada ou recomeço do Louco em sua jornada arquétipica de aprendizagem pela vida.

3 – A ideia de estipular uma data é para causar furor na sociedade, como aconteceu em 2000?


É uma busca de manipular as massas que são mais suscetíveis e persuasivas ou ingênuas, acredito. Como também especulação exagerada e em alguns momentos até fantasiosa pela proporção que é divulgada,provocando mesmo o medo em alguns, para que as pessoas possam chocar-se e talvez, refletir sobre as questões da morte, salvação e temas do gênero e buscar suas mudanças internas.
,podem acreditar mais rapidamente. Outras mais críticas podem duvidar ou mesmo questionar e as céticas descordarem totalmente. Há de respeitar as diferenças e as várias visões de mundo.




4 – Vários filmes já foram produzidos sobre o assunto. Sendo assim, o medo é vendável?

A analise nos faz acreditar que sim. Ou seja, por crença ou mesmo apenas como curiosidade,ou para discordar, discutir, as pessoas irão assistir..
Temas como o do “final do mundo”,mexe com o imaginário Coletivo das pessoas.
E a curiosidade ao desconhecido ou temas polêmicos sempre será um “chamarisco” e sempre serão atual.

5 – Qual seu pensamento sobre o fim dos tempos? Você acha que realmente o mundo vai acabar algum dia? Ou estas previsões são somente mais uma na gama de intuições?
. Não podemos sair por ai acreditando em todas as profecias a torta e direita.Existem mentiras,verdades e Verdades.
É necessários em alguns casos fazer uso do discernimento e algumas vezes até embasamentos teóricos, neste caso , para analisar a credibilidade ou não dos fatos e observar o sensacionalismo ou o discurso existente por trás de tal afirmação e quais interesses reais estão ocultos ai.
.
6 – Você acha que é uma constância do homem pensar no fim do mundo? Ou é a consciência pesada pela destruição que estamos a fazer no planeta?
Acredito que o homem desde os primórdios discute a Criação do mundo(Genese) e automaticamente o outro pólo, o seu fim (apocalipse) e a linha ténue entre o que seja Sagrado e o profano. Desta bipolaridade estabeleceu-se um “Mito do Fim do mundo”, para que se possa criar nas pessoas em geral, reflexões, expectativas, mudanças comportamentais e também parâmetros religiosos .
Acredito também, pois estudos arqueológicos e outros, mostram-nos que os maias, os astecas, foram civilizações evoluídas e com grande domínio das ciências. Os Maias foram os precursores e estudiosos de áreas como: astronomia, Cálculos matemáticos e mesmo outras áreas do conhecimento como medicina através de cirurgias em cérebros etc, e certamente através de estudos observavam os ciclos cósmicos, suas evoluções, conseqüências e acontecimentos e assim buscaram calcular algo que seria uma média possível, conseqüência advindas pela evolução através dos tempos do cosmos e também concomitantemente à interferência do homem através da evolução no planeta terra.


7 - O tarô consegue fazer uma análise desta data, dos acontecimentos para 2012? Poderia fazer para mim?

Eu pessoalmente não farei esse tipo de análise,pois muito ainda esta por vir e a roda continua a girar...deixemos para explorar esse tema mais adiante próximo a data...Certo?

Esta pesquisa foi feita a outros tarólogos também e cada um expôs sua forma de pensar e interagir com o tema, claro, partindo de sua visão de mundo....
Obs:
Imagem Google Search)
Beijos a todos!!!!!

sábado, 27 de junho de 2009

O TARÔ E O TARÓLOGO



A Tarô e o tarólogo


Por
Mara Rúbia Ribeiro


O tarô é conhecido como o espelho do inconsciente, pois revela a nossa realidade interior através de seus arquétipos e simbolismos. É o revelar de um novo caminho ou uma nova postura diante dos objetivo que nos propomos a seguir. Seu efeito espelho permite uma dinâmica entre os símbolos e o inconsciente do consulente permitindo o que Carl Jung chama de “Principio de conexão não-causal” que liga a psiquê do indivíduo ao mundo material formando uma só energia em duas distintas partes. Segundo o site Tarô e Simbolismo “a leitura de Tarô é somente a ponta do iceberg, o seu uso é infinito nos permitindo o desenvolvimento espiritual, autoconhecimento, equilíbrio (...) O Tarot nos fornece essas indicações, porque nos mostra novas perspectivas e enxergar além do problema”.



O responsável em levar toda bagagem racional e espiritual para o indivíduo que se dispõe a procurar o tarô como forma de se libertar da crise existencial é o tarólogo, ou seja, uma pessoa que com seu dom e dedicação faz da tarologia uma profissão que ajuda as pessoas a trabalharem o seu inconsciente induzindo-a a organizar o que há de melhor dentro de seu espírito abalado, fazendo com que as pessoas melhorem no presente o passado que ficou e organize seu futuro melhor do que o presente que está passando. O estudo do tarô é uma ferramenta que, bem usada, liberta o homem do medo e da ignorância.

Segundo Luiz Costa sobre o estudo do tarô, “Desde seu uso junto às artes divinatórias até o uso pessoal voltado para o autoconhecimento seu estudo, levado com seriedade e honestidade de propósitos, vem abrindo a mente humana e reaproximando o homem de sua Divina Fonte”. (www.luiz-costa.zip.net)
O tarólogo é aquele que, em seus estudos, observa os símbolos contidos nas cartas e a história que cada uma conta, sua mente deve estar aberta e livre de tendências externas que determinam e direcionam sua interpretação. Por isso o tarô deve ser visto como um mapa, um guia que nos leva a algum lugar onde queríamos chegar, mas não tínhamos condições sozinhos.
Segundo Sallie Nichols na obra Jung e o Tarô, “A projeção do nosso mundo interior no exterior não é coisa que fazemos de propósito. É simplesmente a maneira como funciona a psique. Em realidade, a projeção acontece de forma tão contínua e inconsciente que costumamos não dar tento de que ela está acontecendo. Não obstante, tais projeções são instrumentos úteis à conquista do autoconhecimento. Contemplando as imagens que atiramos na realidade exterior, como reflexos de espelho da realidade interior, chegamos a conhecer-nos”. (p. 26)
Desta forma o tarólogo sério buscará ser um eterno estudioso ira deslumbrar junto ao seu consulente o que existe em sua psique e buscará sem interferir em seu livre arbítrio orientá-lo dentro da ética.
Ser tarólogo além de profissão séria é uma opção de vida, pois a pessoa que aceita esta missão guarda a chave do destino de seu consulente e só a entrega, quando este se dispõe a abrir o portal que o leva a enxergar novos horizontes.

Fontes:
1. http://www.luiz-costa.zip.net/
2. http://www.sobresites.com/taro/simbolismo.htm
3. Sallie Nichols, Jung e o Tarô, uma jornada arquetípica. São Paulo, Ed. Cultrix, 1995

maio.08
Contato com a autora
Mara Rúbia Ribeiro - marab_arulla@hotmail.com ou
http://pt.netlog.com/clan/tarotnetlog
Publicado também no site www.clubedotaro.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Retornando a ativa....

Estive por um tempo desligada deste Blog mais estou retornando a Ativa.
Vamos a luta...em breve novidades!!!!!!!