quinta-feira, 15 de novembro de 2007

ARTIGO: GILBERTO GIL SEMPRE PRESENTE




Artigo publicado no Jornal Correio - Uberlândia
Publicado em: 22 de julho de 1998
Mara Rúbia - Historiadora - NEADH - UFU - MG

"LIVRO LANÇADO É UMA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA QUE SE POSSA APRECIAR O CONJUNTO DA OBRA DE GILBERTO GIL"

Livro: Gilberto Gil Todas as Letras
Organização : Carlos Rennó – Companhia das Letras – 1996

No livro entitulado Gilberto Gil: Todas as Letras, Organizado por Carlos Rennó, com textos de Carlos Antunes e José Miguel wisnik, publicado pela Companhia das letras, oferece uma visão bastante aprofundada da obra desse importante compositor brasileiro e recentemente Ministro da Cultura do Governo do Presidente Luís Inácio da Silva (Lula).
A partir do livro é possível conhecer sua trajetória pessoal e artística, suas composições (mais de quatrocentas letras de música) que vão das primeiras canções à fase tropicalista; desta para o exílio e os três anos que se seguem à sua volta até a fase atual (década de 90).
Oitenta das letras que compõem o livro o livro são comentadas pelo próprio compositor, o que nos dá a chance de observar sua particular capacidade de abordar temáticas diversas e sua inegável criatividade em captar o mundo real e sintonizar-se com o cotidiano, como acontece na letra de Super Homem – A canção: (...)Quem sabe/ O Super-homem venha nos restituir a glória/Mudando como Deus o Curso da História/Por causa da Mulher (...).
Relacionada aos conteúdos existentes, essa obra é uma agradável coletânea de letras e fotos, contendo biografia e discografia completa. O mais importante, porém, são os comentários que o próprio autor faz a respeito da construção das suas letras e tudo isso vem arrumado por uma linguagem fácil e direta.
O material fotográfico é riquíssimo e, sem dúvida, permitirá ao leitor não só fazer uma viagem musical como também o levará a repensar o porquê das músicas de Gilberto Gil serem fundamentais até os dias de hoje.
Como se sabe, autores e críticos como Augusto de Campos, Celso Favaretto, José Ramos Tinhorão, dentre outros escreveram sobre Gilberto Gil, estudaram o tropicalismo e abordaram a música popular brasileira em geral. E por incrível que pareça , Gilberto Gil: Todas as Letras, pode enriquecer até mesmo o repertório daqueles que são profundamente conhecedores da obra do compositor.
Esse acréscimo está nos elucidativos comentários feitos por Carlos Rennó e nos relatos feitos por Gil, referentes ao processo de criação de suas músicas.
A única falha reside no fato de que a editora não anexou Cds ou fitas, principalmente para permitir a fruição das músicas mais antigas. Dessa forma, embora um pouco mais cara, a obra ficaria muito mais completa. A obra pode ser adquirida nas livrarias de todo o país. Vale a pena! Pode acreditar!

Nenhum comentário: