terça-feira, 30 de outubro de 2007

"Ler é viajar pela imaginação...."

O MUNDO TEM O TAMANHO DA LINGUAGEM DE CADA UM"
(Ludwing Wittgenstein)

Estes dois dias , 29/10/ e 30/10/07 participei do Encontro Regional do do Proler: Leitura e Biblioteca: do cotidiano às políticas públicas, novas linguagens, novos olhares " que ocorre anualmente aqui em Uberlândia. Tivemos a oportunidade de ouvir uma palestra , por sinal "gostosa" de se ouvir , muito interessante e instigante com o Escritor Wagner Costa que falou sobre o tema : "A biblioteca da escola e a formação do leitor" : onde perpassamos por várias literaturas; falamos sobre a resistência da nova geração quanto a fazer leituras (na verdade, eles só desejam fazer somente a leitura eletrônicas , de forma diferenciada e superficial); nos foi dito sobre a literatura de cordel e como instigar com criatividade e mesmo "paixão": o desejo das pessoas pela leitura. Também riquíssima e muito interessante, especialmente por eu ser historiadora, a palestra da Drª Kênia Maria de Almeida Pereira : "A poesia nossa de cada dia: múltiplos olhares sobre a leitura e a literatura, onde fez uma linha cronológica lendo poemas e comentando-os desde o Barroco , passando pelo romantismo e chegando até a pós-modernidade.. Sugeriu livros interessantes que estarei colocando no Blog caso queiram consultar.
Concomitantemente , haviam oficinas de leitura dentre as quais participei : Navegando nos Mares da leitura Digital pela mestranda : Cláudia Augusta Goulart; onde abordamos, temas polêmicos quanto ao novo tipo de leitor, leitura de imagens, novas tecnologias que estão surgindo como os videos livro Digitais , discutimos a questão dos direitos autorais na internet; lemos alguns textos sendo um dos textos de Mário Prata entitulado "Amor só de letras", disponível no site www.marioprataonline.com.br,onde ele afirma : "Jamais em tempo algum, o brasileiro escreveu tanto. E se comunicou tanto. E leu tanto. E amou tanto". Claro, isso a nível da nova literatura que surge com a era tecnológica.
Assim momentos de reflexão sobre o livro, seja ele escrito, impresso ou eletrônico ,nos faz ver novas perspectivas e as mudanças ocorridas através do tempo.


Livros e filmes sugeridos:
O Cru e o Cozido -Claude Levi-Strauss
A Idade do Fogo (filme)
Faz a discussão da influência do fogo na civilização e evolução do Homem.

O banquete de Platão -
Que nos direciona a entender melhor o que é amor, paixão...

E livros sobre a mitologia Grega em geral.
Abraços mil!!!!!


Por:Mara Rúbia (marab_arulla) em 30/10/07

Nenhum comentário: