domingo, 11 de novembro de 2007

Resumo do Livro: EM CARNE VIVA



Livro : Em Carne Viva
Autora: Maria da Gloria Cardia de Castro
Resumo por: Mara Rúbia (marab_arulla)

O livro nos conta a história de um jovem adolescente chamado David que tem um amigo chamado Pedro. Ambos estão atravessando a ponto que separa a juventude da idade adulta vivenciam conflitos, desejos e buscas.
Pedro é amigo de David. Pedro é um rapaz exemplar tanto em casa quanto no colégio. Por sua vez David não consegue viver uma vida normal, pois têm grandes problemas de convivência com seu pai Edson e sua mãe parece não ser presente sempre.
Faltam a David, carinho, orientação, amor, afeto e diálogo.
Frágil David envolve-se com Drogas e sexo não conseguindo sair de uma cilada preparada por um traficante de drogas chamado de pé de Anjo que tem o nome real de Waldir.
Pedro afasta-se de David por causa das drogas. David por sua vez cada vez mais envolvido afunda-se no mundo das drogas. Pé de Anjo o introduziu no primeiro momento a maconha. Depois apresentou a cocaína quando ele já não se satisfazia apenas com a maconha.
David começou sua decadência escolar, a faltava as aulas e não fazia as provas. Relógios de ouro, anel de brilhantes, coisas de valor, começaram a sumir de sua casa e sua mãe começou a sentir falta dos objetos e também ficou preocupada com a aparência de doente que seu filho estava tendo e seu comportamento..
Elza observando e analisando a situação, preocupa-se ainda mais com o filho, quando viu ele colocando sangue pelo nariz . Desesperada, liga para a mãe de Pedro, Maura, dizendo que queria conversar com ela pessoalmente. Fala suspeita que seu filho esta usando drogas. Na verdade David já estava levando essa vida há quase seis meses e só agora sua mãe percebera. Ela vai até a casa de Pedro conversar e desabafar com sua amiga. David tem suas narinas EM CARNE VIVA e na garganta não passa nada.
Elza aos poucos em seu diálogo com Maura, toma conciência de outros fatos e assusta-se com as descobertas e detalhes.
Nesse meio tempo, David em sua “dependência” sai e vai a busca de drogas na casa de Pé de Anjo. A porta estava aberta, ele começa a entrar e parece ouvir uma voz onde pensa estar alucinado, pois a voz era parecida com a do seu pai. Escondeu-se e viu nitidamente seu pai e pé de Anjo conversarem.e ele o chamar de chefe. Naquele instante descobriu que seu pai era o chefe do tráfego. Pior ainda, descobriu que foi alvo de vingança de Waldir, o pé de Anjo, tornando-o um usuário dependente de drogas.
Como David havia escutado cada detalhe da conversa: o ódio, a raiva, o horror, a náusea, o desespero tomou conta de seu ser.
David foi a sua casa em sua cegueira confirmar a agenda do pai e lá estavam os nomes. Revoltado liga para a Sildo denunciando hora, local e operação.
David vai para a garagem e vê sua mãe chegando pensativa e sonhadora que poderia com um amigo médico tira-lo desta. Sem nunca ter dirigido e embriagado em sentimentos ruins, arrancou a moto, dirigindo sem direção e perigosamente em zig-zag , derrapando e caindo estirado ao chão. Estava gravemente machucado, mas não morrera.
Edson entra em casa beija a sua esposa senta-se no sofá e pôem-se a pensar que Waldir o havia denunciado. Elza por sua vez perdida em pensamentos que Caio o médico poderia salvar seu filho. O telefone toca, são avisados sobre o acidente. A realidade é dura.
O livro termina parecendo mostrar que novos fatos irão acontecer apartir do momento que o telefone toca.

4 comentários:

Unknown disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee bais ou - bais ou -

Anônimo disse...

Obrigado

Anônimo disse...

ajudará bastante na minha prova, muito obridado

Anônimo disse...

nossa obrigadooo, minha professora agradece por não ver barbaridades na prova S2