quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Resumo do livro: Os Miseráveis


Os Miseráveis é um clássico da literatura francesa escrito no século XIX e traduzido por Walcyr Carrasco. É um livro que trata de vários temas referentes a questões morais. Trata também questões sentimentais e principalmente fala sobre as injustiças sociais.
O livro tem como personagem principal Jean Valjean, ex-presidiário, rancoroso, que por roubar pão para ajudar uma família cumpriu pena por 19 anos nas Gales. Gales, eram barcos movidos a remo onde os remadores trabalhavam acorrentados e recebiam um soldo mínimo que ficava guardado até libertarem-nos
Ao sair do presídio Jean tentou levar uma vida honesta, buscou por vários trabalhos mas quando conseguia, recebia menos que os demais, isso devido a sua condição de ex-presidiário. Por isso tentou buscar outra cidade, mas chegando lá, ao tentar alojar-se, seus proprietários faziam uma consulta cadastral, onde ao obterem a resposta de que era um ex-detento, não deixavam-no sequer hospedar-se mesmo pagando.Isso o deixava revoltado.
Uma senhora vendo-o a noite deitado no banco da praça a noite, levou-o até a Casa Paroquial, onde o Bispo o recebeu generosamente. Jean pensou que ele era um simples padre e foi logo contando seu problema. Por sua vez, o Bispo com sua índole elevada acolheu-o de bom coração sem julgá-lo.
Na Casa Paroquial haviam riquezas em objetos como castiçais de prata, usados nos rituais eucarísticos . Ao acordar de madrugada, Jean recordando a sua história e vida amarga, começo a pensar nas riquezas que haviam no cofre que ficava aberto e decidiu roubar-lo.
Assim cuidadosamente abriu o armário e guardou os utensílios de prata no saco em seguida pulou a janela e fugiu.
Desconfiados os policiais da cidade o prenderam portando aqueles objetos e o levaram ao reconhecimento do Bispo.Perguntando se Jean o havia roubado. O Bispo em um gesto nobre e para não prejudicá-lo disse que havia doado os utensílios de parta, para que Jean vendesse e pudesse usar para recomeçar a sua vida tornando-se um homem honesto e de bem. Libertaram-no e devido aquele ato nobre Jean agradeceu e partiu pensativo.
Em suas perambulações conheceu várias pessoas que seriam importantes em algum momento em sua vida. Assim ele mudou de cidade, vendeu os utensílios e montou uma fábrica usando outro nome. Lá conheceu Fantine que contou tudo de sua vida a ele que prometeu ajudá-la. Fantine antes de morrer havia dito que tinha uma filha que devido as circunstancias vivia em casa de uma família chamada Ostenardier, pessoas essas de índole duvidosa e gostaria que a buscasse. Fantine faleceu e neste meio tempo Jean foi ao encontro desta família encontrando Corsette. Ele a levou e a criou e ela o chamava de pai.
Mesmo sendo empresário ,devido a estar em uma cidade onde poucos o conheciam, havia um policial que o perseguia e vigiava em busca de descobrir algo sobre sua vida. Esse policial chamava-se Javert.
Assim Jean tentava levar uma vida simples para não chamar muita atenção com sua filha Corssete e como Javert vivia perseguindo-o ele resolveu buscar ajuda com um senhor que em momentos outros de sua vida, necessitou de sua ajuda. O senhor Fauchelevent retribuiu o favor escondendo-os no Convento e conseguindo um abrigo para que morassem. Jean torunou-se jardineiro do convento e sua filha Corsette estudava como aluna bolsista do convento e assim ficaram cerca de 10 anos ocultos e livres da perseguição do policial .
Corsette cresceu e tornou-se moça conheceu Marius e mais tarde casou-se com ele.
Marius investigando a vida do sogro, descobriu que ele era ex-presidiário e proibiu as visitas da filha que Jean havia criado com todo o carinho. Ambos ficaram afastados do convívio sofreram muito por isso por anos a fio.
Marius,acreditava que Jean havia matado o policial que o perseguia e roubara o empresário tomando posse dos seus pertences, sem saber que o empresário era ele próprio só que com outro nome.
Certo dia, Marius recebeu a visita do senhor Thenard que lhe contou a verdade. O policial havia sido morto pelo delegado e o senhor Madeleine era na verdade o senhor Jean. E contou-lhe principalmente que o senhor Jean havia salvado sua vida nas barricadas. Arrependido, encaminhou-se junto a Corsette a casa de Jean que doente estava já a um passo da morte.
Marius, pediu-lhe perdão e Jean o perdoou. Sua filha Corsette e Jean não tinham sequer palavras pois estavam longe a anos mais o amor de ambos era sólido. Jean havia falado que sempre estava a vê-la mesmo que distante e que a saudade o devorava.Jean avisou que não havia mais tempo esta já a retirar-se da vida sendo chamado por Deus.
Jean no final de sua vida, resignado e libertado de seu rancor, perdoou e falou de sentimentos nobres para filha e Marius principalmente do amor de ambos e ao próximo como a si mesmo.
Ao falecer ele disse estar enxergando um padre. Na verdade, o padre que acompanhava a sua passagem e que ele enxergava era o mesmo que lhe auxiliou a uma vida destinada a ajudar aos outros a ter sentimentos puros e nobres e a combater as injustiças sociais. Mostrando que devemos transformar nossos sentimentos negativos dando lugar a sentimentos generosos.

Resumo feito por : Mara Rúbia (marab_arulla)

30 comentários:

Anônimo disse...

Este livro é simplesmente muito bom, vale a pena ler...

Anônimo disse...

otimo mesmo sem nenhuma duvida

Anônimo disse...

Eu realmente AMO esse livro!

Anônimo disse...

uma desgraça esse livro enche muito o sace fica lendo essa merda

Anônimo disse...

brigadoo
assim eu vo bem semn ter lido nada!!!xD

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Thaynara
eu gostei muito e valeu a pena eu ler esse livro eu posso contar para outras pessoas e etc

Anônimo disse...

nao gostei pq esse livro é uma merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse resumo é mt ruim msm,mais pelo menos eu naum vou prescisar ler o livro inteiro,q devi ser brm pior do q essa MARDA!!!

Anônimo disse...

se é tão ruim assim pq vc perdeu seu tempo lendo!!!
se vc ñ gostou guarda pra vc...
e esse livro é mt boe resumo tmb tá ótimo, parabens pra quem fez!!!♥♥♥

Anônimo disse...

o livro é muito bom!!!

paulo disse...

esse livro e bom.Mas traz pontos positivos e negativos.Ele conta a vida de um ex-presidiario, que foi presso por roubar um pao,hoje vc mata e nao e presso a politica de hoje e uma merda.

Anônimo disse...

vale a pena ler esse livro

Anônimo disse...

vale a pena ler esse livro

Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura disse...

muito boom assim nao preciso ler o livro todo .. vou me dar vem na prova :)

Anônimo disse...

esse resumo ta maisn ou menos pq tem umas partes que eu nao entedi ma ta bom

Mah disse...

Oi eu li este livro sabem quantas vezes???Quatro vezes eu realmente o adoro gosto muito mesmo quem acha que não é bom,paciência eu gostei e parabéns para quem gostou também...
É uma história fascinante e que nos faz refletir bem sobre os problemas sociais que inclusive existem no Brasil...
Bom é o que penso ,gosto mesmo,...
Bjim,

211210200 disse...

salvo a gente . qem é do integral ae da um tchau.KKKKKKKKKKKKK 90% é . u.u

Marcelo63 disse...

Um otimo Resumo!!!mas faltaram algumas partes importantes!

Anônimo disse...

eu achei o livro meio chatinho mas eu tenho que ler por causa da escola!

Anônimo disse...

Eu gosto!!!

Anônimo disse...

Eu gosto!

Anônimo disse...

quem ta creticando ai vai tomar vergonha na kra e ler ou sera eternamente um escravo !

Anônimo disse...

valeu ai!!!! ajudou mesmo!!!continue assim!!!

Cristiano Xavier do Nascimento disse...

eu só li em versão resumida há muito tempo. gostaria de ler a obra completa.

Anônimo disse...

muito bom esse livro, vale a pena ler.. MUITO bom mesmo !

Anônimo disse...

o livro é muito bom valeu mesmo brigado!!!!!

talita salles disse...

eu ou do integral e esse resumo foi muito bom pra mim pq eu ñ conheçia a historia e atraves desse resumo eu obtive conhecimento e adorei a historia parabéns pelo resumo

Anônimo disse...

Esse livro já le umas 3 ou 4 vezes e todas vezes que estava lendo passava um filme em minha cabeça, e muito real! Pouco tempo depois de lido passou o filme os miseráveis e até no desenho 3 espiãns de mais relataram a história!!! Pena que houve um acidente com o livro e foi perda total, mas ele é tão bom que quero ler novamente e acabei de ganhar um novinho!